sábado, 5 de fevereiro de 2011

Teve uma idéia brilhante ? Conquiste um investidor.

Conseguir recursos para levantar a empresa de seus sonhos inclui projeto inovador, boa equipe, trabalho e contatos.
Conseguir recursos no Brasil e entrar para um seleto grupo de apenas 1,3% de jovens que conseguem um aporte de capital, ou seja, um em cada 80, não é tarefa nada fácil.
A receita do sucesso, segundo os empreendedores e os investidores, é trabalhosa, mas não impossível. É preciso uma boa ideia e uma boa equipe, vontade de participar de eventos e, finalmente, apresentar seu projeto aos “donos do dinheiro”. Há ainda um ingrediente extra, mas que depende da sorte: ser encontrado pelo investidor.
Entre 2008 e 2009,  98,7% não tiveram sucesso. Para diminuir essa cifra desfavorável, os jovens brasileiros têm um caminho difícil e muitas vezes sem o apoio dos pais. Mas é preciso tentar, começando pela boa ideia.
As melhores são aquelas que mudam padrões e os que chamam a atenção por possuem ideias inovadoras e comercialmente viáveis. Além disso, o mercado em que a empresa vai atuar deve estar em crescimento, ou ser promissor.
Assim como a ideia é importante, a equipe também é. Quando os investidores gostam do projeto,  o principal aspecto avaliado é o humano. Para ser o selecionado, é preciso ter um bom time. “É melhor uma equipe A com um plano B, do que uma equipe B com um plano A. Claro que o ideal é a equipe A com o plano A”. Comprometimento e a dedicação contam pontos. “É preciso ter sangue nos olhos”.
O futuro esta na nossa porta, o porto do Açu já é uma realidade, pense nisso, use sua boa idéia para apresentar a um investidor ou lute com muita fé para realizar seu projeto, pense nisso.

Texto inspirado na matéria de Olívia Alonso, iG São Paulo - 04/02/2011.

2 comentários:

  1. ÉMUITO BOM SABER QUE NEM SÓ DE POLÍTICA VIVEM OS BLOGS SANJOANENSES.GOSTEI MUITO DA MATÉRIA ACIMA, ACHO QUE VAI SER UM BOM INCENTIVO PARA MIM.TENHO UMA PEQUENA POUPANÇA QUE MEU PAI ME DEU QUANDO FIZ 15 ANOS,HOJE ESTOU COM 28 E VOU TOMAR CORAGEM E COLOCAR MINHAS IDÉIAS EM PRÁTICA.VALEU!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza colocar em práticas as idéias e sonhos é a válvula que faz com que possa surgir grandes empresários.

    ResponderExcluir