terça-feira, 14 de junho de 2011

Tradições deixadas de lado

Hoje(13) comemoramos o dia de Santo Antônio, uns dizem que é o Santo casamenteiro, mas na verdade Santo Antônio era um homem simples e de grandes pregações.
Ao passar pela praça de Santo Antônio, percebi que nossas tradições estão sendo esquecidas. Quando eu era garoto, diputava com amigos para vir a festa de Santo Antônio, na época, era uma grande oportunidade de poder passear, curtir os festejas e dar umas olhadas nas belas moças sanjoanenses. O interessante é que ficavamos rodando pela praça na maior parte do tempo. Hoje, após a missa, o movimento era fraco e o pequeno público presente estava ali para manter as tradições.
Vida agitada, internet, mídias sociais acabam predendo jovens que acabam esquecendo as coisas simples que estão ao seu redor. As famílias são responsáveis pela falta de costumes e identidade cultural ? Como manter nos dias de hoje nossa cultura ? A geração "Y" se perdeu no tempo ?
Bom, ao certo não conseguimos identificar nossa perda de cultura ou costumes, há 20 anos atrás, tinhamos uma forte vontade de participar de todas as festas que aconteciam no município. Hoje em tempos modernos não conseguimos viver o que aprendemos em nossa infância, são poucas as famílias que se reunem nas tardes de domingos para uma boa conversa. Vale apena uma reflexão, rever conceitos, enfim somos um povo inteligente e capaz para não deixar nossa cultura acabar.

3 comentários:

  1. Estes dias estava pensando nisso sabia? A geração atual deixa de lado muitas coisas importantes e nós muitas vezes acabamos os acompanhando. Não vemos mais: respeito, educação, compreensão, amor, família, esqueceram nossa cultura como você bem citou em relação as festas locais, enfim muitos valores se perderam nos últimos tempos e isso é péssimo. São exatamente estas coisas que estão se perdendo que faz com que a vida possa valer a pena. Por isso, assim como você eu também quero lutar por nossos costumes, pela simplicidade que nos fazem melhores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vocês. Não podemos deixar que tudo isso se perca, apesar de em muitos momentos também cometermos estes erros, temos que nos lembrar que se acabar todos estes valores, não seremos nada e nossas vidas não terão sentido.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, infelizmente esta realidade existe, a realidade da perda de valores, de crenças, de fé, de cultura, costumes, respeito e compreensão. Mas nós que acreditamos nisso não podemos deixar que acabe e devemos lutar por tudo. Bjos

    ResponderExcluir